O projeto de educação da Escola Pedrita é um projeto próprio, que foi se desenvolvendo ao longo das décadas, desde sua fundação em 1968. O propósito do projeto da escola sempre foi o mesmo: construir uma escola de qualidade para os moradores do bairro do Limão (e bairros vizinhos), na zona norte de São Paulo. Essa proposta estava baseada nos valores da família de verdade, sinceridade e cuidado com as crianças, considerando-as pessoas em formação.
A fundadora, Edith Ribeiro Apparecida de Moraes, junto com suas irmãs, formaram um grupo de cinco professoras para abrir o colégio e atrair os filhos dos moradores do bairro do Limão. Edith veio de uma família de professores, com uma vocação e o dom da educação, e enfrentou esse desafio com suas irmãs. Os primeiros professores do bairro do Limão foram Ana Carolina Soares e João Leocádio, bisavós de Edith. Eles eram um casal que veio de Guarulhos para o bairro do Limão. Eles trabalharam como os primeiros professores que iam de casa em casa e depois formaram um grupo que chegou até seus bisnetos.

Atualmente a Escola Pedrita é dirigida pelas filhas e netos de Edith e a proposta pedagógica e educativa preserva os mesmos valores de educação por meio dos valores humanos como a verdade, sinceridade e todas as virtudes cristãs, sempre considerando as crianças como pessoas em formação. A escola não é uma escola confessional, mas preserva todos aqueles valores que são a identidade dessa primeira família de educadores do bairro do Limão.
A Escola Pedrita trabalha com a pedagogia de projetos, cada turma tem um tema que embasa todos os estudos de cada grupo ao longo do ano. Além disso, a escola tem um projeto transversal, denominado Projeto da Virtudes. Esse projeto tem o intuito de desenvolver as qualidades socioemocionais e incentivar as crianças a fazerem boas escolhas, através de inúmeras situações, e a perceberem a alegria de escolher sempre o bem por meio das virtudes, embora, muitas vezes, custe.
As virtudes são qualidades humanas desenvolvidas à medida que praticam-se atos e hábitos bons, que capacitam as crianças para fazer boas escolhas. Por isso, é tão importante ensinar para as crianças o que é certo e o que é bom, orientando-as em suas ações. Neste processo, é fundamental ir fomentando o gosto por praticar o bem. A virtude, muito mais do que um ato bom, é a escolha livre pelo bem, por isso, o Projeto da Virtudes visa o desenvolvimento integral das crianças – cognitivo, social e afetivo.
O tema das qualidades socioemocionais está entre os mais comentados atualmente, tanto no campo educacional como no mundo corporativo, por isso, a Escola Pedrita procura integrar o trabalho da ética das virtudes com as emoções, já na primeira infância, para potencializar o mundo afetivo das crianças, permitindo que elas tenham as ferramentas adequadas desde essa idade tão fundamental para sua formação, conseguindo assim querer e fazer o bem, mesmo diante das dificuldades.
Quer saber mais sobre o trabalho da Escola Pedrita, mande mensagem em nosso WhatsApp e agende uma visita!